Arte: Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação/Prefeitura de Limoeiro

Uma cidade limpa depende de todos. Pensando assim, a Prefeitura de Limoeiro segue firmando parcerias dentro do Projeto “Limoeiro Terra Limpa”, iniciativa que implantou a coletiva seletiva de resíduos sólidos na cidade após a desativação do lixão – que ocorreu neste mês de novembro. O trabalho tem contado com a colaboração da Cooperativa de Reciclagem de Limoeiro (COORPAR), da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e da empresa limoeirense KDK Portas e Janelas.

Dentro do cronograma de ações, durante dois dias desta semana será promovido o “Drive Thru da Coleta”. Esta etapa contará com a colaboração direta da população. Nos dias 24 (quarta-feira) e 26 (sexta-feira), na Praça do Horto Florestal, os moradores deverão realizar a entrega dos resíduos sólidos, também conhecidos como “lixos secos”, no posto de coleta, que funcionará das 8h às 16h. Além de ajudar os catadores de recicláveis, a iniciativa renderá o recebimento de uma muda para plantio em casa. Os participantes do Drive Thru também concorrerão a um sorteio de baldes de tintas a ser promovido pela KDK.

Devem ser entregues materiais como: alumínio, cobre, eletrônicos, ferro, garrafas pet, latinha, metal, papel, papelão, plástico e vidro. É necessário colocar os resíduos dentro de uma bolsa. “Inicialmente, estamos orientando (as pessoas) a fazer essa separação. Então, vamos estar coletando esse material no Drive Thru da Coleta, no Horto Florestal, o qual será trabalhado pela Cooperativa”, explicou a coordenadora do Curso de Administração da Facal, Andréa Travassos, que também é Mestra em Desenvolvimento Local Sustentável.

“Quando nos reunimos para verificar a ideia de como atrair as pessoas, pensamos junto com a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio a implantação do Drive Thru do Meio Ambiente. Assim como em diversas cidades que promoveram, onde comemoramos o desenvolvimento sustentável, ele será um sucesso dentro da nossa cidade, pois temos a comunidade dando apoio”, ressaltou o secretário de Assuntos Jurídicos, Emerson Marques.

Para o secretário, a iniciativa representa apoio às famílias que sobrevivem dos materiais recicláveis e, ao mesmo tempo, a salvação do meio ambiente. “Vai haver também essa troca. Estamos providenciando a entrega de mudas. Será um trabalho de forma muito organizada, pois, de fato, é algo que precisa acontecer com muita responsabilidade”, reforçou Emerson. Recentemente, o prefeito Orlando Jorge fez o lançamento oficial do projeto.