Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Na tarde desta quinta-feira (30), o município de Limoeiro recebeu a engenheira florestal Jéssica Vasconcelos, responsável pelo reflorestamento da vegetação situada às margens do Rio Capibaribe. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa atende à exigência da Agência Estadual de Meio Ambiente – Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) para a obra da nova ponte da cidade.

“O levantamento de campo que foi feito nesta tarde será importante para podermos dar continuidade à obra da ponte”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Limoeiro, José Félix.

Jéssica Vasconcelos explica o passo-a-passo do projeto. Os trabalhos incluem a formulação e a emissão do relatório de autorização do inventário florestal para a supressão vegetal, documento vital para a continuidade dos serviços de infraestrutura referentes à nova ponte. “Nesse relatório, irei citar a fitossociologia e a volumetria da madeira e das espécies que estão na área de interferência direta do projeto da ponte”, antecipa a engenheira florestal. “Este trabalho faz parte dos procedimentos técnicos da emissão de licenciamento ambiental. Estamos fazendo a regularização ambiental da área e o levantamento florístico da vegetação, que será enriquecida pelo projeto”, complementa.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com Jéssica, a previsão para a conclusão do relatório é de uma semana. “A partir desse relatório, serão calculadas as áreas de compensação ambiental que deverão ser feitas pela Prefeitura. Inclusive, essa compensação ambiental pode ser feita por meio do enriquecimento da vegetação nativa, como esta área, que já propicia um ótimo efeito para o projeto”, pontua.

O prefeito Orlando Jorge acompanhou o secretário da pasta de Meio Ambiente, José Félix, e a engenheira florestal Jéssica Vasconcelos no estudo de campo. “Com esse reflorestamento da vegetação, conseguiremos junto à CPRH a licença ambiental para a obra. Inclusive, a empresa responsável pela obra da nova ponte do nosso município estará se instalando em Limoeiro na próxima semana”, afirma o gestor.