Foto: Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia / Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

A Cultura do município de Limoeiro, por mais um final de semana, estará presente no Museu de Arte Sacra de Pernambuco, no Alto da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. No próximo sábado (11), a partir das 17h, a programação do espaço receberá, pela segunda vez, o espetáculo “A Santa Sumiu” e o filme “O Sumiço da Santa”. As duas produções narram passagens de séculos passados que podem ter contribuído para o surgimento da “Terra dos Limoeiros”. As apresentações acontecem através de parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) e o Centro de Criação Galpão das Artes. Vale ressaltar que o evento artístico finaliza o ciclo de festejos pelo 210º aniversário de Emancipação Política de Limoeiro, concretizado no dia 27 de julho deste ano

A entrada é gratuita e contempla, de modo especial, limoeirenses que não residem mais na cidade. Muitos estão tendo a oportunidade de acompanhar momentos que vivenciaram durante as aulas de História nos primeiros anos de vida escolar em Limoeiro. O secretário municipal de Administração e Tecnologia, Saulo Melo, atuou como articulador da integração entre as entidades. Amigo pessoal de Dom Bernardo Alves, diretor do Museu, ele mostrou que a parceria seria importante para o fortalecimento dos segmentos da Cultura e do Turismo de Limoeiro.

“Tão logo iniciada a gestão do prefeito Orlando Jorge, já mantínhamos contato com a direção do Museu, viabilizando uma ação futura para a possível vinda de uma exposição do Museu de Arte Sacra para Limoeiro. Enquanto essa ideia foi tomando força, surgiu a possibilidade e o contato com Fábio André (diretor do Galpão) para fazer essa apresentação (peça e filme) que conta a lenda do nascimento da nossa cidade. Juntamente com a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen, reunimo-nos em Olinda com o pessoal do Museu e do Galpão das Artes e firmamos a parceria”, explica Saulo.

O primeiro sábado de apresentações, dia 4 de dezembro, reuniu bom público. Além de limoeirenses que mataram a saudade da terra natal, outros visitantes que passavam pela cidade, declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, puderam conhecer, mesmo considerada lenda, um pouco da história da Princesa do Capibaribe. “Foi uma apresentação bem emocionante. A gente acompanhou atentamente o filme, que conta aquela história que nós todos de Limoeiro aprendemos desde a infância. Para os limoeirenses que puderam participar, é um momento bastante interessante”, conclui Melo.

Para o secretário, as apresentações do filme e da peça no Alto da Sé, um dos pontos turísticos mais famosos do Estado, acabam sendo vitrines para Limoeiro. “Nessa ação, a gente consegue atrair olhares para a nossa cidade. Nós temos uma vocação turística que precisa ser resgatada. A gestão municipal tem prestado muita atenção nisso, e essas ações são voltadas para atrair visitantes para Limoeiro”, pontuou o secretário. Para 2022, novas programações estão sendo planejadas para o fortalecimento do turismo na Terra Amada.