Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Depois de ser realizado no Centro Nossa Senhora da Paz (Vila da Paz), na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua da Alegria), no Projeto Caridade (Instituto Padre Luís Cecchin) e na Unidade Básica de Saúde Emerenciana Wanderlei do Rêgo (Vila Mendes), o projeto Viva Comunidade chegou à sua quinta edição nesta quarta-feira (20). Dessa vez, a Academia da Saúde Washington José da Silva e a Unidade Básica de Saúde Nelson de Aquino Albuquerque, situadas no Bairro João Ernesto, foram os equipamentos contemplados pela ação.

Avaliação nutricional, aferição de PA e HGT, avaliação odontológica, atendimento médico, castração de animais, assistência jurídica, entregas de enxovais às gestantes cadastradas na UBS do Bairro João Ernesto, plantão tira-dúvidas sobre o Programa Auxílio Brasil, emissão de primeira via de RG, contações de histórias infantis, busca ativa escolar e auxílio para cadastro on-line do primeiro Título de Eleitor estiveram entre os serviços de utilidade pública oferecidos pela gestão municipal à comunidade. O Viva Comunidade tem o o objetivo de ampliar a integração entre a administração pública e as comunidadesd urbanas e rurais de Limoeiro.

O prefeito Orlando Jorge recordou que a UBS Nelson de Aquino foi inaugurada no ano de 2013, durante a sua atuação como secretário municipal de Saúde. “A gente teve a honra de entregar este equipamento, que foi inaugurado em abril de 2013. É muito bom poder promover Ação Social, Saúde e Educação, sempre fazendo busca ativa e ouvindo as demandas da população. Através do Viva Comunidade, nós descentralizamos as ações das Secretarias Municipais”, afirmou.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Autor do requerimento que solicitou a realização do Viva Comunidade na Academia da Saúde do Bairro João Ernesto, o vereador Roberto Marques da Silva, popularmente conhecido como Beto de Washington, agradeceu ao Poder Executivo municipal por ter atendido ao seu pedido. “Muito obrigado à Prefeitura de Limoeiro por ter trazido o Viva Comunidade para o Bairro João Ernesto. Este com certeza é um dos projetos mais importantes da gestão municipal”, enfatizou.

Por questões de logística e de melhor acesso à Internet para as emissões do Registro Geral (RG) e para o Cadastro On-line do Título de Eleitor, a ação se estendeu para a UBS local, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo. “Além disso, oferecemos maior comodidade e maior privacidade para o público. Enquanto Secretaria de Desenvolvimento Social, nós trouxemos informações sobre o novo Programa Auxílio Brasil, que substitui o Programa Bolsa Família, e sobre o Programa Criança Feliz, que dá apoio às gestantes e à primeira infância. Dentro desse programa, nós estamos contemplando, via CRAS do Alto São Sebastião, que cobre esta região do Bairro João Ernesto, a entrega do Auxílio Enxoval às gestantes que fazem acompanhamentos nos CRAS e no PSF recebem no seu oitavo mês de gestação”, detalhou.

O secretário municipal de Administração e Tecnologia, Saulo Melo, orientou os moradores da comunidade sobre a emissão ou regularização do Título de Eleitor. Vale lembrar que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo se encerra no próximo dia 4 de maio. “A gente está fazendo esse auxílio para Título de Eleitor, tanto para quem ainda não emitiu o documento como para quem precisa , até porque a própria Justiça Eleitoral, em especial no Estado de Pernambuco, tem estimulado esse atendimento de forma on-line. Após o cadastro, a pessoa vai receber um código. Através desse código, ela entra no site do TRE, vai ver se o Título já está pronto, inclusive podendo imprimir na sua casa ou em uma Lan House. É muito importante. É uma forma de assegurar a cidadania”, disse.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Por sua vez, a gestora da Atenção Básica de Limoeiro, Emmanuela Kethully, deu ênfase aos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Estão sendo ofertados serviços que já são, rotineiramente, portas de entrada para a população, como o exame citopatológico para as mulheres, testes rápidos, aferição de pressão arterial, verificação de HGT, ventosaterapia, auriculoterapia, avaliação nutricional e Castramóvel para animais. Então, nós percebemos as potencialidades desses serviços, uma vez que nós consideramos que a Atenção Básica, as Unidades Básicas de Saúde, e também os polos das Academias da Saúde, que fazem parte da nossa Rede de Atenção Básica, são portas de entradas preferenciais do nosso lindo Sistema Único de Saúde. Nós conseguimos desenvolver atividades de prevenção de doenças, promoção à Saúde e ações de reabilitação”, apontou. “Saúde é justamente esse bem-estar social. São essas ações intersetoriais com a Assistência Social, com a Educação, com os Assuntos Jurídicos, para que a gente possa promover o bem-estar dos nossos munícipes”, completou a enfermeira.

O Viva Comunidade também é um momento oportuno para divertir as crianças e divulgar às famílias as ações desempenhadas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, destacou a gestora de Educação Inclusiva, Lúcia Rodrigues. “Hoje, na nossa Rede Municipal de Ensino, a gente conta com 16 Salas de Recursos, que atendem individualmente os alunos com deficiência. Também temos intérpretes de Libras para os alunos surdos da nossa Rede. E, desde o mês de março, nós conseguimos inserir na nossa Rede 61 apoiadores escolares. A Educação Municipal vem dando todo esse suporte para que o aluno com deficiência possa, de fato, estar incluso e participar da Educação do nosso município”, pontuou.