Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

A pauta ambiental tem sido prioridade no plano de trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio. Seja na execução direta ou na parceria, a gestão municipal tem dado importante colaboração para o desenvolvimento sustentável coletivo, questão bastante discutida no mundo inteiro nos últimos anos.

Está sendo realizado pelo governo municipal, em nova parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), o Projeto Semeando Agroecologia. A iniciativa visa a implantação de tecnologia social, com a construção de cisternas e fossas sépticas em algumas comunidades rurais. O projeto também conta com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (Codesul).

Na segunda fase, aproximadamente 30 agricultores oriundos das comunidades de Guabirabinha, Sapé, Carro de Telha, Araçá e Sítio Almirante visitaram a unidade do Serta, em Glória do Goitá, para interagir e conhecer o funcionamento desses equipamentos na prática. Eles formam a segunda turma contemplada – a primeira foi composta por 40 agricultores. A logística de transporte do grupo é garantida pela Prefeitura de Limoeiro.

Está previsto para a semana que vem o início da próxima etapa, na qual os agricultores aprenderão sobre a produção de cisternas e fossas sépticas. De acordo com os técnicos do Serta, as cisternas são de baixo custo e fácil construção para armazenamento de água, dando segurança hídrica à propriedade rural. Já as fossas sépticas terão sistema bioágua para reaproveitar águas cinzas da casa (banho e pia) e reutilizar no pomar. As construções das cisternas e das fossas serão no formato de curso, para que os moradores de outras comunidades possam aprender as técnicas, colocando em prática e formando uma cadeia de fortalecimento da agricultura familiar com redução de desperdícios.

Em Limoeiro, o Projeto Semeando Agroecologia também realizará a implantação de uma feira agroecológica. As ações contarão com as orientações e acompanhamento dos técnicos agrícolas, além do apoio estrutural do governo municipal. Os agricultores terão a oportunidade de expor e vender seus produtos sem pagamento de taxa e de forma direta ao consumidor, ou seja, sem “atravessador”, o que garantirá mais renda ao homem do campo.

A Prefeitura de Limoeiro e o Serta também têm parceria no segmento da Educação Ambiental e da Responsabilidade Social. Confira mais detalhes clicando neste link.