O município de Limoeiro segue dando passos importantes na política socioambiental. Por meio de parcerias, vários projetos estão sendo desenvolvidos nos bairros e comunidades rurais, a exemplo de uma iniciativa formalizada nesse sábado (16), na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, na Comunidade dos Coqueiros. A unidade de ensino desenvolve há mais de uma década atividades de preservação do meio ambiente, de alimentação saudável e de produção agrícola.

As ações contam com a participação dos alunos, pais e funcionários da escola – o que fortalece e consolida as ações. Essa integração acabou sendo pauta para a elaboração de um projeto acadêmico de estágio da universitária Alexsandra Maria. “Esses ecossistemas têm um espírito diferente. Eu me encontrei nesse espaço. A comunidade é muito solícita e está para construir. Isso é algo que me encantou. Abracei essa causa com a comunidade escolar”, contou Alexsandra.

Mas a parceria não ficou apenas no espaço acadêmico. A estudante sugeriu à Prefeitura de Limoeiro, por meio das secretarias de Educação e de Agricultura, e ao Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), entidade que ela coordena no município de Glória do Goitá, um convênio para a execução de um projeto voltado ao desenvolvimento rural sustentável, utilizando a área externa da escola, que já conta com pomar comunitário. A proposta foi analisada e acatada pela gestão municipal.

“Hoje estou vindo como Serta para trabalhar o desenvolvimento rural sustentável, com o apoio da comunidade escolar e das secretarias do município. Esse apoio é de sensibilidade de causa, de acreditar que é possível fazer a diferença a partir do lugar, da história e das pessoas. Desejo que, neste momento, a gente possa deixar a semente plantada, e que essa ação possa conceder diversos frutos para tantas outras escolas e famílias de Limoeiro”, ressaltou Maria.

A coordenadora do Serta detalhou que o projeto visa trabalhar com famílias da cidade e do campo, percebendo o desenvolvimento social como prioridade. Dentro da proposta tem oportunidade de trabalho, integração social, produção de alimentos para consumo e comercialização, e geração de renda. “Aqui, estamos com o propósito de trabalhar a educação emancipatória”, disse. Ela ainda enalteceu a visão empreendedora e social da Prefeitura de Limoeiro ao firmar a parceria.

O prefeito Orlando Jorge acompanhou a reunião de oficialização da parceria e ressaltou a importância do somatório de forças em prol do desenvolvimento sustentável, ressaltando que a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves tem importante vivência na comunidade. “Essa experiência que a escola tem com a questão ambiental e com sustentabilidade vai fortificar. Estamos apostando nessa parceria com o Serta. Estamos dando um passo importante”, afirmou o gestor.

Ele adiantou que a proposta envolverá todas as secretarias e conselhos municipais. O pensamento do prefeito é integrar os diversos segmentos, a exemplo dos conselhos de Saúde, do Idoso, de Cultura e de Educação. “Também vamos envolver a agricultura e o meio ambiente para fazer um grande laboratório, principalmente para as escolas da zona rural se espelharem na Tancredo Neves”, explicou Orlando, que reforçou a construção de uma agenda coletiva com os setores da sociedade.

Para o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, a experiência vivida pela escola com o meio ambiente, somada ao conhecimento técnico ofertado pelo Serta, possibilitará o projeto piloto. “Estamos, enquanto Educação, sendo esse vetor para que as secretarias possam levar mudança de vida às comunidades a partir de cada escola. Isso se faz com estudo, com tecnologia, com gente que acredita e com vontade política”, pontuou Fernando.

Responsável pela monitoria das ações ambientais desenvolvidas na Escola Tancredo Neves há mais de uma década, a professora Gorethy Amorim relembrou que, há quatro anos, o Serta colabora com a Comunidade dos Coqueiros nos projetos de sustentabilidade, como plantio de mudas e utilização de material reciclável. Mas, com a parceria firmada, a educadora acredita que o projeto poderá progredir, chegando, inclusive, a outros lugares do município.

“Agora, temos o total apoio da gestão. Isso é muito importante. Então, a coisa vai progredir, porque juntos vamos conseguir desenvolver outras ações e replicar para outras escolas e comunidades”, disse Gorethy. Atualmente, entre as ações prioritárias, a comunidade escolar está envolvida na recuperação de uma área que foi depósito de lixo e que está degradada. Foi feita a capinação do local, e os próprios alunos estão plantando mudas para arborizar e criar um espaço de convivência.

Saiba mais sobre o Serta

O Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que tem como missão formar pessoas para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, com foco no campo.

A organização foi fundada em 1989, a partir de um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam, em comunidades rurais, uma metodologia própria para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias apropriadas. Desde sua origem, teve como foco o desenvolvimento da agricultura familiar.

O Serta atua a partir de duas Unidades Pedagógicas: em Ibimirim, às margens do Açude Poço da Cruz, e em Glória do Goitá, no Campo da Sementeira. Foram constituídas, nos dois campi, escolas técnicas de formação profissional – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar – na categoria de curso profissional de Técnico de Nível Médio em Agroecologia.