Os trabalhos em Limoeiro continuam em ritmo intenso, juntamente com as articulações em busca de iniciativas a favor da população. Na manhã desta quarta-feira (30), a gestão municipal se reuniu com o Capitão Edvando e o Soldado Gleison, do 7º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC – Regimento Olinda), representantes do Exército Brasileiro. Eles foram recepcionados pelo prefeito Orlando Jorge, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, José Félix, e pela Defesa Civil Municipal, representada pela gestora Rafaella Revorêdo e pelo servidor Genilson Barbosa. O encontro teve como pauta o retorno da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro ao município.

A reunião sucede uma importante conquista da Princesa do Capibaribe. Em janeiro deste ano, Limoeiro foi reinserido à Região do Semiárido Brasileiro pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A Resolução 150/2021 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de dezembro de 2021 e alterou a configuração de municípios integrantes do Semiárido. Assinado pelo ministro Rogério Marinho, o documento entrou em vigor desde o dia 3 de janeiro de 2022.

Dessa forma, o Estado de Pernambuco passou a contar com 137 municípios no referido grupo. Limoeiro se juntou a Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Feira Nova, Ferreiros, Glória do Goitá, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Machados, Nazaré da Mata, São Vicente Férrer, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência e Vitória de Santo Antão entre os novos integrantes. Por sua vez, Brejão, Correntes, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos e Palmeirina foram excluídos.

O retorno ao Semiárido Brasileiro permite que Limoeiro receba incentivos fiscais, projetos estruturadores do agronegócio e uma série de ações e investimentos feitos pelo Banco do Nordeste e pela Sudene, além da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro, destacou o gestor municipal. “É muito importante conversarmos sobre o enfrentamento à seca. A Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro é muito importante para a população da nossa região, que infelizmente tem convivido com a falta de água”, disse Orlando Jorge.

A gestora da Defesa Civil Municipal, órgão responsável por reduzir os riscos de desastres nas áreas urbanas e rurais – ou minimizar os seus danos – e por enfrentar situações de emergência provocadas por estiagens, através de ações preventivas e emergenciais, também fez um balanço positivo da reunião. “O retorno da Operação ao nosso município está previsto para este ano”, pontuou Rafaella Revorêdo.