Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Apresentações culturais e reconhecimentos a profissionais que prestaram valiosos serviços à nossa terra fazem parte dos festejos da Emancipação Política de Limoeiro. Na noite de quarta-feira (26), véspera do 211° aniversário do município, a Prefeitura promoveu o evento Professor Memorável 2022, que rendeu justas homenagens e belíssimas manifestações culturais.

Em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, que fica na Rua Vigário Joaquim Pinto, no Centro da cidade, o ritmo foi comandado pela dupla de repentistas Sérgio Ricardo e Djalma Faustino, pelo coral dos alunos do projeto Música na Terra Amada e pelo Maracatu Estrela Brilhante. “Isso é muito importante e muito significativo. Mostramos que Limoeiro é local de resistência cultural”, celebrou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo. “Numa data tão importante, na qual Limoeiro faz 211 anos, não poderíamos deixar de homenagear o povo de Limoeiro com belíssimas e emocionantes apresentações”, completou o vice-prefeito José Barbosa Neto.

Além disso, foram homenageadas as seguintes personalidades: professor José Alexandre Nunes, ex-diretor de Cultura e autor da placa que conta a história do prédio onde hoje funciona a Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro; Renata Fontes, estudante vencedora da Etapa Municipal do Concurso Ler Bem; Maria dos Prazeres, líder do Maracatu Estrela Brilhante; professora Lúcia Amaral (in memorian), vencedora da Enquete Professor Memorável 2022; Monsenhor Fabrício (in memorian), um dos educadores mais conhecidos de Pernambuco e cujo busto foi restaurado pelo escultor limoeirense Emanuel Sacramento. “É com muita emoção e com muita honra que a gente escreve uma página interessante e importante da Educação de Limoeiro. Não só em memória de Dona Lúcia Amaral, uma professora de reconhecida dedicação à Educação do nosso município, mas também àqueles que estão vivos, como o pressor José Alexandre, que se doou a vida toda à Educação dos limoeirenses”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Filho da professora Lúcia Amaral, o secretário municipal de Administração e Tecnologia, Saulo Melo, agradeceu aos limoeirenses pela vitória na enquete e pela homenagem à “Dona Lúcia Amaral”, como ela era conhecida. “Uma coisa que aprendi muito com a minha mãe foi que dá para conciliar o lado profissional com o lado família e com o lado amigo. Ela amava a Educação. A vida dela era a Educação. Agradeço a todos que votaram nela para ser a professora homenageada neste ano de 2022. E também devemos render nossas homenagens aos demais indicados, todos merecedores da mesma homenagem”, pontuou.

Biografia de Lúcia Amaral

Nascida em 9 de agosto de 1940 e falecida em 17 de junho de 2022, a educadora limoeirense Lúcia Amaral de Melo Silva licenciou-se em Ciências Biológicas e Matemática na Universidade de Pernambuco (UPE), onde também realizou pós-graduação em Biologia.

Lecionou no Colégio Regina Coeli, no Ginásio de Limoeiro, na antiga Escola Estadual de Limoeiro, na Escola Estadual Seráfico Ricardo e na Escola Municipal Otaviano Basílio. Também foi coordenadora de ensino no antigo DERE, atual Gerência Regional de Educação (GRE). Amante das artes, tinha o dom musical e foi professora de Música e de instrumentos como piano, sanfona e acordeon.🎼

Lúcia Amaral conquistou a 1ª colocação na Enquete Professor(a) Memorável com 28% do total de votos. A votação virtual ocorreu de 7 a 11 de julho e contou com grande adesão popular: aproximadamente mil internautas registraram seus votos. Também participaram da votação os professores Nelson Alves de Melo, José Antônio de Moura (“Deca de Gameleira”), Iraci Montenegro, Joelma de Lima, Verônica Cristina, Edmundo Antônio e José Bezerra de Melo.

Esta foi a segunda edição da Enquete Professor(a) Memorável. Na primeira, realizada em 2021, por ocasião dos 210 anos de Emancipação Política de Limoeiro, a vencedora foi a professora Lenira Santina Rufino.