Foto: Wilker Mattos

Após uma interrupção de dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19, a Paixão de Cristo de Limoeiro está de volta, rumo à 19ª edição. Realizado pela Caravana do Palhaço Xililique e apoiado pela Prefeitura Municipal de Limoeiro, o espetáculo estará em cena dos dias 7 a 10 de julho, no Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, na Praça da Bandeira, no coração da cidade, sempre a partir das 20h. Trata-se de uma das principais encenações da história mais importante do Cristianismo – a condenação, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo – no Estado de Pernambuco. Além disso, é a única Paixão de Cristo realizada em palco italiano, com diálogos ao vivo e um enredo que se atrela a uma produção construída a partir de textos colaborativos, extraídos de diversas fontes, bem como textos autorais.

A encenação foi selecionada no XIII edital Pernambuco de Todas as Paixões, realizado pelo Governo de Pernambuco, e obteve o primeiro lugar a nível estadual (33,64), um reconhecimento que orgulha o município e os artistas limoeirenses. A conquista é o resultado de um longo e contínuo trabalho desempenhado pela Caravana do Palhaço Xililique, que se propõe a realizar uma ‘montagem viva’ e em constante transformação.

De acordo com o diretor George Pestana, popularmente conhecido como “Palhaço Xililique”, o diferencial da Paixão de Cristo de Limoeiro, é que, ao ser intitulada como um espetáculo de evangelização, tal como é, a proposta ultrapassa a religiosidade e torna-se um trabalho artístico com conceitos, baseando-se em pesquisas e estudos. “A Paixão de Cristo de Limoeiro convida e atrai a população a integrar um projeto com grandes dimensões. A peça circula entre 11 cenas que ajudam a narrar a trajetória da vida, morte e ressurreição de Jesus, em cenários e ações que vão surgindo no decorrer das cenas”, detalha Pestana.

A Paixão de Cristo de Limoeiro possui mais de vinte anos de trajetória e, ao longo deste período, o público nota, ano após ano, uma série de conquistas e avanços que tornam a encenação ainda mais forte e vibrante. Em 2022 não será diferente: grandes inovações poderão ser observadas pelo público nos diversos elementos que compõem a montagem, a qual agrega cerca de 136 pessoas, dentre os quais se destacam técnicos, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, produção, figurantes e artistas. O elenco é formado não só por atores e atrizes profissionais e amadores, mas, sobretudo, por trabalhadores, donas de casa, estudantes e voluntários, que se unem para contar a história do maior homem de todos os tempos, de forma única e singular, dando ainda mais emoção à encenação.

Já conhecido no movimento teatral, o limoeirense Elivelton Amorim estará no papel de Jesus pela primeira vez. Outra estreante é Emily Maylane, que dará vida a Maria. Na interpretação de Pilatos, Luiz Vitor também é uma promessa. Karla Catyara e Cláudia Correia interpretam Maria Madalena e Verônica, respectivamente. Além do mais, alguns personagens e atores estarão juntos por mais uma temporada. São os casos de Irenildo Vieira, como Caifás, Radaméis Moura, interpretando Anás, João Paulo Florêncio, no papel de Herodes, e Luiz Pereira Neto, na personagem Judas, além da dupla Tiago Ventura e Luís Henrique Dantas, na vivência dos Tentadores.

A Paixão de Cristo de Limoeiro atrai centenas de turistas, aquece a economia local e movimenta o segmento cultural do Agreste pernambucano. Para isso, conta com o Incentivo Cultural da FUNDARPE e do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, e com os apoios da Prefeitura Municipal de Limoeiro, da Companhia de Eventos Lionarte e do Centro de Estética Elvis Lacerda e da Arco-íris Festas. Os ingressos para a temporada 2022 do espetáculo teatral já podem ser adquiridos, no valor único de R$ 10, junto à produção da Paixão de Cristo ou na bilheteria do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça.