Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Integrando a programação que celebra os 211 anos de Emancipação Política, a Exposição Memórias de Limoeiro está possibilitando que moradores e visitantes conheçam trechos da história do município, enquanto outros relembram momentos marcantes. Numa iniciativa da Prefeitura de Limoeiro, a exposição pode ser traduzida como uma viagem no tempo. A ação conta com a parceria de colecionadores locais, que cederam acervos, e do Centro de Criação Galpão das Artes, espaço cultural que recebe o material.

A exposição começou na noite dessa segunda-feira (25) e segue até a manhã de sexta-feira (29), com acesso gratuito. A cerimônia de abertura ressaltou a valorização à arte e à comunicação da Princesa do Capibaribe, com discursos nostálgicos e apresentações culturais. Durante os cinco dias, quem pisa no Galpão das Artes encontra imagens, reportagens e objetos que marcaram época. “Inicialmente, queremos dizer que é um recorte, mas tem um gosto muito bom de saudade. E quem tem saudade tem paixão e tem amor”, pontuou o diretor do espaço, Fábio André.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Para a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen, as peças expostas transmitem encantamento. “Traz para nós um condão a respeito da comunicação em Limoeiro, com peças que a gente se encanta por poder conseguir, neste momento, ver a história acontecer. É um Limoeiro de ontem e que está muito presente ainda em nós. É tanto que Limoeiro continua pioneiro na comunicação em toda região”, ressaltou a secretária, que também exaltou a importância da integração dos expositores e visitantes.

O mesmo sentimento está sendo vivenciado pelo secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo. Na abertura, o educador ressaltou a importância da Exposição Memórias de Limoeiro para o enriquecimento cultural da população. “São fotos importantes com o tema Comunicação. As pessoas fizeram comunicação ao longo da nossa história, ajudando a contar a história de Limoeiro, preservando os fatos, tanto através da imprensa escrita como da falada. É algo extraordinário e que merece ser visitada”, pontuou Fernando.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Entre os destaques da exposição, podem ser citados exemplares do Jornal Oxente, da
Revista Imagens, do Jornal Viver Notícias e do Jornal da Festa de São Sebastião, além dos históricos momentos transmitidos pela Rádio Difusora de Limoeiro (atual Rádio Jornal Limoeiro). Presente na abertura, o prefeito Orlando Jorge classificou de “momento histórico”. “As memórias que nos trazem o passado e que constroem o presente. É uma satisfação e uma honra de junto com o povo escrever mais um capítulo importante na história de Limoeiro”, comentou o gestor.

Ao se referir ao palco da Exposição Memórias de Limoeiro, Orlando avaliou que o Centro de Criação Galpão das Artes transborda cultura e riqueza da história do município. Diante deste cenário, ele reforçou o convite para que a população possa acompanhar a mostra. “Nossa emancipação política tem um simbolismo cultural e educacional. Venha participar, vendo toda a memória através da escrita, dos comunicadores, dos jornais históricos e de todos os objetos que no passado a gente nem percebia e que se transforma em história”, finalizou.