Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

“Eu fui pra Limoeiro e gostei do forró de lá”. Assim cantou Jackson do Pandeiro no fim da década de 1950, no auditório da antiga Rádio Difusora de Limoeiro, onde atualmente está instalado o Centro Cultural Ministro Marcos Vinicíos Vilaça, sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. A canção “Forró em Limoeiro” ficou eternizada e traduz o sentimento de quem visita o município durante o período junino.

Para fazer justiça à letra da música, nacionalmente conhecida, a Prefeitura de Limoeiro está preparando uma belíssima ornamentação junina na cidade, sobretudo na Rua da Alegria, palco do tradicional São João da Alegria. Na “Princesa do Capibaribe”, a programação dos festejos juninos inclui artistas da terra e atrações de prestígio regional e nacional. As atrações do Palco Principal e do Palco Cultural foram anunciadas na última sexta-feira (11), no Palhoção do Velho de Ribeiro do Mel, em frente à Rádio Cultural FM, na Rua da Alegria.

Através de um trabalho que envolve todas as Secretarias, uma legítima e eficiente força-tarefa está sendo executada pela gestão municipal para embelezar a Rua da Alegria nesta tão aguardada época do ano. “Todo mundo está unido e juntando as forças para, de fato, mergulharmos na decoração dos festejos juninos da Rua da Alegria. É importante essa união de todas as Secretarias para essa ornamentação que todo mundo aguarda”, destacou o gestor de Turismo de Limoeiro, Gabriel Ferreira.

O retorno dos eventos culturais, após a paralisação de dois anos imposta pela pandemia da Covid-19, reforça a importância da festividade, como sublinha a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen. “A gente vai ter muitas bandeirinhas, balões, sanfonas, que trazem essa raiz do que é a nossa Cultura. E a gente conta com a população. A gente vê que a Rua da Alegria já abraçou a realização dessa festividade, e todos se organizam para fazer em suas casas, também, uma decoração. E já vemos que a execução tem sido belíssima”, comemorou.

Foto: Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

“Dodinha”, como popularmente é conhecida a secretária, mencionou dois artistas limoeirenses que fazem parte da linha de frente da decoração e recordou os homenageados da festa. “A gente contou com a participação dos artistas Waldésio Melo e Jhonny Cleibsom para liderar este projeto conosco. A ornamentação, que vai enfeitar toda a Rua da Alegria, também contemplará os homenageados da festa: Santo Antônio, São João, São Pedro, e um ilustre morador da Rua da Alegria: Manoel Barbosa da Silva, o ‘Pipoca’ (in memorian). Desde o começo da tradição dessa festa, ele se destacou como uma grande liderança, fazendo com que todos os moradores sempre estivessem unidos para a realização da festa”, concluiu.

O prefeito Orlando Jorge demonstrou entusiasmo com a decoração e parabenizou a equipe pelos esforços. “É uma grande alegria poder garantir o São João raiz para o povo de Limoeiro e o sustento para trabalhadores que dependem direta ou indiretamente da festa para garantir suas rendas e sustentar suas famílias. Estamos embelezando o nosso São João da Alegria. Além da ornamentação na Rua da Alegria, estamos avançando nos enfeites de outros pontos, a exemplo dos dois trevos de Limoeiro”, pontuou.

O São João da Rua da Alegria acontecerá nos dias 22, 23, 24, 25, 26, 28 e 29 de junho. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais da @prefeituralimoeirope no Instagram e no Facebook.