Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro segue incentivando, apoiando e patrocinando eventos que promovem e fortalecem o segmento cultural. Assim aconteceu com o projeto Lionarte Aldeia Cultural, que garantiu, durante quatro dias, em vários pontos da cidade, uma programação especial direcionada ao Mês da Consciência Negra. Promovido pela Companhia de Eventos Lionarte, o evento também contou com os apoios do Comitê Egbé Axé Limoeiro e da Caravana do Palhaço Xililique.

A grade de atividades contou com diferentes linguagens artísticas e ações como rodas de diálogos, leituras dramatizadas, homenagens, apresentações de cultura popular e caminhada temática, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos na reflexão e no debate sobre a necessidade de combater qualquer forma de racismo. As atividades tiveram o objetivo de reforçar no imaginário popular a importância da cultura negra para a formação da sociedade brasileira.

O público estudantil participou ativamente do evento, com destaque para as encenações dos alunos das Escola Estadual Suzel Galiza. “A Companhia de Eventos Lionarte, historicamente, tem envolvimento com essas ações. A Semana da Consciência Negra é uma semana importante, uma semana que a gente acha que de fato devem ser feitas ações em prol da memória da importância do negro na constrição do país”, destacou Radaméis Moura, integrante da companhia. O ator limoeirense ressaltou que, este ano, a Lionarte buscou ampliar as atividades de forma externa, firmando parcerias e chegando às escolas. A participação de grupos de outras cidades regionalizou o evento, fortalecendo a integração existente há décadas, sendo Limoeiro referência para as pautas culturais e educacionais. “Montamos uma programação onde a gente pudesse fazer a reflexão sobre a questão do negro, juntando às questões da arte e da diversão”, explicou Moura.

Um dos momentos marcantes da programação aconteceu na noite de sábado (26), na Praça da Bandeira, com o encontro de cultura popular de raíz, recebendo entre os convidados nomes como Zé de Teté (coquista), Cláudio Cirandeiro e Mestre Bi (cirandeiro). A apresentação desse último artista fez parte da execução de um projeto cultural patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura (Funcultura), sendo a fase de lançamento do CD do artista, além de Belo Cirandeiro, que foi homenageado em sua despedida dos palcos. Ainda na Praça da Bandeira, a Companhia de Eventos Lionarte promoveu, em parceria com a Fundação do Patrimônio Artístico e Cultura de Pernambuco (Fundarpe), o lançamento do Carimbo do Bora Pernambucar, da Instituição e do Espaço.

A culminância contou com a Caminhada da Consciência Negra, na tarde de domingo (27), saindo do Horto Florestal com destino à Praça da Bandeira, motivando o público em geral a refletir e celebrar o movimento da Consciência Negra. “O projeto Lionarte Aldeia Cultural celebra a Consciência Negra não só com ações de teatro, mas com debates e diálogos, trazendo à tona esse tema tão importante e tão atual em meio a essa sociedade em que vivemos, além disso, trazendo também atrações culturais e populares”, comentou o ator limoeirense Luiz Pereira Neto, também integrante da Lionarte. Ele também adiantou que outros movimentos culturais, em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, estão sendo programados para 2023.