Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania

Nesta sexta-feira (11), o segmento social registrou importante momento no município de Limoeiro. A data marcou o repasse de R$ 304 mil do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (FMDCA) para a Obra Social Santa Isabel (OSSI). O recurso é oriundo da dedução do Imposto de Renda da Indústria Duarte e Albuquerque (DUAL), empresa limoeirense com expansão de negócios em outros Estados brasileiros, por meio do Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID).

Com a criação do IOID, os diretores da DUAL iniciaram um plano de doações de valores para entidades que desenvolvem trabalhos sociais na cidade. Primeira contemplada, a OSSI utilizará o recurso para a execução de três projetos. A entidade sem fins lucrativos atende mais de 150 crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. O repasse de recursos do setor privado para investimento no terceiro setor de forma legalizada é algo inédito em Limoeiro. A doação também pode ser feita através de Pessoa Física.

Assinado em janeiro deste ano, o termo de convênio entre a Prefeitura de Limoeiro – por meio do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (FMDCA) – e a Obra Social Santa Isabel (OSSI) permitiu, oficialmente, que a instituição pudesse receber os recursos da iniciativa privada. De acordo com a Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Limoeiro, a gestão municipal, que trabalhou na regularização do Fundo, atuará neste processo como apoio e fiscalização da aplicação dos recursos.

“Aproveito para incentivar outros empresários a seguirem o caminho da parceria, como a DUAL, indicando na declaração do Imposto de Renda que um percentual do imposto devido ou da restituição seja destinado às entidades que desenvolvem ações voltadas às famílias mais carentes. Assim, conseguiremos avançar cada vez mais nos projetos sociais e educacionais da nossa Terra Amada”, disse o prefeito Orlando Jorge ao receber a notícia da efetivação do crédito na conta da OSSI.

Estiveram presentes na agência do Banco do Brasil a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, o procurador geral do município, Marcelo Lapenda, o presidente do FMDCA, Ricardo Rodrigues, e a secretária do FMDCA, Ana Patrícia. “O Instituto Octaviano e Inácia Duarte tem sido um grande parceiro para o desenvolvimento da nossa cidade através do apoio às obras sociais e demais serviços em diversas áreas da assistência social”, declarou Ricardo.

OSSI atua em Limoeiro há 60 anos

A Obra Social Santa Isabel (OSSI) funciona nas dependências do Colégio Regina Coeli, no Centro de Limoeiro. Foi fundada pelas Irmãs Franciscanas de Maristella em 1962 para atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e mães carentes da periferia de Limoeiro, assim como crianças com múltiplas deficiências. A missão é contribuir para que crianças, adolescentes e jovens em risco social tenham condições de se tornar agentes de mudanças.