Uma semana de luzes e encantos. Assim pode ser traduzida a primeira edição do Natal na Terra Amada, promovido entre os dias 19 e 23 de dezembro pela Prefeitura de Limoeiro, na Praça da Bandeira. Contando com a participação de grupos locais e convidados, a programação contemplou o público com diversas atrações, entre encenações teatrais, corais, orquestras, pastoril e cantores, além de personagens marcantes do período natalino.

Para a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen, a semana simbolizou felicidade. “Uma festa tão linda que vivenciamos nesses dias na Praça da Bandeira com a acolhida e adesão da comunidade. Conseguimos prestigiar as apresentações que contemplaram o Natal, trazendo uma mensagem de renovação e resiliência”, destacou a secretária, que também ressaltou a importância da participação das famílias.

Anjos da Libras, Coral do Projeto Servir, Auto Natalino da Lionarte, Presente de Natal da AllyArt Animações, Projeto Música na Terra Amada, Grupo Achords (Feira Nova/PE), Orquestra 20 de Dezembro (Feira Nova/PE), Caminhada Natalina, Natal da Caravana do Palhaço Xililique, Boi Estrelinha, Programa Idoso em Movimento (PIM) e Sociedade Musical 25 de Setembro abrilhantaram a programação da semana natalina vivenciada pelos limoeirenses e visitantes.

O secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, comemorou o resultado do Natal na Terra Amada, mencionando a importância da participação dos grupos artísticos e da sociedade. “Realizamos essa semana em grande estilo”, pontuou. Ele ainda ressaltou dois momentos especiais do encerramento: o resgaste do pastoril e a homenagem em memória ao maestro Laurivan Barros, responsável pela melodia do Hino de Limoeiro e professor de música no município durante décadas.

Participando de cada detalhe da programação, o prefeito Orlando Jorge revelou que o evento era também um desejo pessoal, visando, principalmente, o público infantil. “É uma grande alegria vivenciar esses momentos do Natal, proporcionando cultura, música e atrações com vários personagens para fazer a alegria das nossas crianças. O Natal foi dedicado às nossas crianças, pois sabemos que, na infância, esses momentos marcam para a vida toda”, disse o gestor.

Após o encerramento do evento, ao conversar com a imprensa, Orlando também fez menção à importância do maestro Laurivan Barros para a cultura limoeirense. “Justíssima homenagem ao nosso mestre que tanto fez e plantou no coração dos jovens essa bela iniciativa que é a música. Laurivan, além de tudo, é o responsável pelo arranjo do nosso hino, que fica para eternidade. Eu quero mencionar a honra de poder ter tido esse momento com a família”, comentou o prefeito.

Música na Terra Amada

O projeto musical envolve as secretarias de Educação e Esportes, de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Desenvolvimento Social e Cidadania. Atualmente, cinco escolas municipais são contempladas, com expectativa de ampliação do número em 2023. Um trabalho que passa pelos três importantes eixos: educação, cultura e social. De modo especial, dentro da programação natalina, os estudantes mostraram talento e disciplina.

“Estávamos nos organizando para termos essa vivência natalina desde o ano passado, mas por conta de uma nova onda da pandemia não foi possível realizar. E este ano estamos fazendo com algo a mais, que é com a participação do Projeto Música na Terra Amada, que foi criado em março deste ano. É com muita emoção que a gente acompanha essa apresentação na Praça da Bandeira”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo.