Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, segue ofertando qualificação profissional em diversas áreas. Na noite dessa segunda-feira (28), o setor contemplado foi o turismo, através do Curso Técnicas de Guiamento Turístico. A oficina aconteceu na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e contou com a participação de profissionais do setor.

“De certa forma, é um curso bastante promissor. A gente já tinha a expectativa de fazer esse curso, porque temos um grande potencial turístico religioso, temos um grande projeto da nossa gestão que é a nova estátua do Cristo Redentor, então começamos a preparar nossa gente, pensando futuramente em ter pessoas qualificadas para assumir os postos de trabalho nessa parte turística”, destacou o diretor executivo de Indústria e Comércio, Diego Feghalli.

A preparação profissional tem sido prioridade da gestão municipal. De acordo com o diretor executivo, em quase dois anos, foram ofertados cerca de 30 cursos técnicos e profissionalizantes, através de parcerias firmadas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e com a Secretaria Estadual de Emprego, Trabalho e Qualificação (Seteq). “Estamos formalizando e qualificando a nossa gente”, pontuou Feghalli.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com o gestor de Turismo de Limoeiro, Gabriel Ferreira, o curso contou com a parceria do Sebrae, o que garantirá aos participantes certificação reconhecida em todo o território nacional. “Faz parte do nosso plano de governo, onde a gente busca fomentar o turismo no município. E estamos iniciando nossa estratégia através das capacitações, para que essas pessoas se transformem em futuros profissionais da área do turismo na cidade”, explicou Gabriel.

O turismólogo ainda detalhou que, após a conclusão do curso, os alunos poderão atuar dentro do território municipal, dando informações aos turistas e criando rotas. “A gente pretende ofertar outros cursos ligados à atividade dentro desse planejamento, onde precisamos estar com as pessoas preparadas para um futuro promissor que é o turismo em Limoeiro. Temos muitos potenciais turísticos, mas precisamos sedimentar em todos os segmentos que podem ser explorados”, pontuou.

23ª Feira do Empreendedor e 5° Encontro de Pesquisa e Extensão da FACAL

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Paralelo ao Curso Técnicas de Guiamento Turístico, acontecem a 23ª Feira do Empreendedor e o 5° Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro, numa parceria com a Prefeitura Municipal. Diversas atividades integram a programação, que começou nesta segunda (28/11) e segue até a próxima sexta-feira (02/12). Quem for prestigiar vai encontrar mais de 50 stands (produtos diversos), rodadas de negócios e shows culturais com artistas locais. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Limoeiro: @prefeituralimoeirope.

“Precisamos gerar oportunidade para a nossa gente. Então a feira é mais uma ferramenta de oportunidade que estamos fomentando no município. Já aconteceram outras feiras dentro da nossa gestão, e dentro da Semana do Empreendedor tivemos a ideia de não só ter uma exposição de empreendedores, mas trazer o empreendedor para comercializar. Trouxemos mais de cinquenta empreendedores que estão aqui mostrando e vendendo seus produtos”, finalizou Diego.