O município de Limoeiro vivenciou um “turbilhão” de emoções e efervescência cultural durante os desfiles das agremiações carnavalescas na Praça da Bandeira, palco escolhido para sediar o “Quartel General” da Folia de Momo em 2023. Promovido pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o Carnaval contemplou moradores e visitantes, durante três dias de apresentações, com a riqueza da cultura popular existente em vários pontos da cidade.

Entre Ursos, Calús, Bois de Caboclinhos, Escolas de Samba e até Morto Carregando o Vivo, a programação mexeu com o imaginário do público, preservando a tradição carnavalesca com a participação de brincantes mais experientes e formatando a manutenção do futuro com a inserção de novos adeptos nos folguedos. Para que as apresentações acontecessem ainda com mais destaque, as agremiações receberam recursos financeiros repassados pela gestão municipal.

Entre os destaques dos desfiles, esteve o concurso dos Bois de Caboclinhos, realizado na Terça de Carnaval. “Que evento fantástico e encantador. Foi uma overdose de bois. E quem não conhece essa manifestação cultural precisa conhecer, porque é um momento ímpar e mágico dentro da Cultura de Pernambuco”, comentou o produtor cultural e presidente da comissão julgadora, Aelson da Hora. “Que ano a ano possamos crescer nesse processo”, completou.

Presidente do Boi Cara Branca, agremiação campeã do Carnaval de Limoeiro, Adilson Lopes, reforçou que os limoeirenses gostam da cultura popular. “Está sendo um momento único. Conseguir, depois de um trabalho árduo, o mérito de ser campeão limoeirense é muito importante para mim, para os brincantes e para a torcida. Limoeiro gosta dos bois, da brincadeira e do batuque. Isso é muito gratificante”, declarou Lopes, que também preside a Liga dos Bois de Caboclinhos de Limoeiro.

Há dois anos esperando pelos Desfiles das Agremiações Carnavalescas, tendo em vista a suspensão da festa por conta da pandemia do Coronavírus, o público vibrou com as evoluções, transmitindo muita energia para quem estava se apresentando na passarela. “Essa apresentação foi um recomeço. Demos o máximo para fazer essa apresentação para o público. A gente só queria trazer alegria”, comentou Senhor Paulino, integrante do Boi Misterioso, terceiro colocado na disputa.

O carnavalesco “Marivaldo do Boi Estrela”, campeão do Grupo de Acesso e promovido ao Grupo de Elite do próximo ano, não escondeu a felicidade em voltar com as apresentações abertas. Ele enalteceu a importância da efetiva participação da equipe e da família na organização e nas apresentações. “Achei o resultado maravilhoso. Só temos a agradecer a Deus, à minha equipe e à minha família”, disse em tom emocionado.

Para a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen, o resultado final do que foi apresentado na passarela coroa o esforço conjunto das secretarias municipais, das diretorias e dos servidores que estiveram engajados na promoção do Carnaval 2023. “É uma construção de muito tempo, e a Comunicação tem sido fundamental. Enquanto Secretaria, a gente precisa enxergar a Cultura como direito fundamental, que permite que nós possamos ter acesso e inclusão”, ressaltou Dolores.

Nas agremiações foi possível observar a participação de crianças e adolescentes, inclusive, alguns com necessidades especiais. “Inclusão. É isso o que o Carnaval faz. Essas agremiações são potentes, e o município de Limoeiro tem essa diferença. Culturalmente falando, isso não pode passar em branco do registro da imprensa e do reconhecimento da comunidade. A comunidade limoeirense precisa conhecer a grandeza dessas agremiações”, pontuou a secretária.

Sobre o resultado do Concurso de Bois de Caboclinhos, Dolores Carmen deixou, diante das dificuldades enfrentadas por quem faz cultura nos últimos anos, uma mensagem de fortalecimento da cultura popular local: “É um resultado de festa, porque todos são vencedores. Somos vencedores por poder comemorar e, depois de uma pandemia, voltar com tudo no Carnaval. Foi um momento de reconhecer o que é nosso. Um dia de sabedoria e aprendizado, onde todos ganham”.

O prefeito Orlando Jorge prestigiou os desfiles e se mostrou entusiasmado com as apresentações. “Tivemos noites repletas de cultura popular, alegria e cores na Praça da Bandeira. Quero parabenizar todos os dirigentes, brincantes e espectadores por esses verdadeiros espetáculos”, destacou o gestor municipal.

Por sua vez, o presidente da Escola de Samba Mocidade Independente do Samba, popularmente conhecido como “Djair Marceneiro”, dedicou os desfiles das escolas de samba, últimas agremiações a marcarem presença na passarela conforme a programação, ao presidente da Escola de Samba Verde e Branco, “Senhor Zezinho”. “Ele é um verdadeiro guerreiro. Além de depender de uma cadeira de rodas para se locomover, enfrentou a perda de sua filha. Mesmo assim, saiu para desfilar juntamente com a sua escola. Acho que eu não teria a mesma força. Quero aproveitar o momento para dar os parabéns a todas as agremiações. Depois de dois anos, graças a Deus, estamos de volta”, concluiu.