Foto: Divulgação/AD Juventude Limoeiro

Oferecer experiências pedagógicas exitosas em parceria com entidades sociais está entre os objetivos do governo municipal. No sábado (22) e no domingo (23), na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Jandira de Andrade Lima, a Prefeitura de Limoeiro, a Associação Desportiva Juventude Limoeiro e a Federação Pernambucana de Handebol ofereceram a aproximadamente 60 técnicos e desportistas da região o II Curso de Aperfeiçoamento em Handebol. A ação contou com a participação especial do técnico da Seleção Brasileira de Handebol Feminino, Cristiano Rocha.

O presidente da AD Juventude Limoeiro, Carlos Alexandre, destacou que o encontro teve o objetivo de “amadurecer” a modalidade na cidade e na região. E nada melhor do que realizá-lo em Limoeiro, celeiro de craques e local onde o handebol é forte. “Temos aqui profissionais de cidades como Palmares, Sirinhaém e Juazeiro do Norte. O intuito dessa capacitação é proporcionar trocas de ideias entre os profissionais. Queremos melhorar a modalidade tanto em Limoeiro como na região”, afirmou.

A parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, é decisiva nesse contexto, ressaltou. “Inclusive, temos um projeto para disputar o Campeonato Pernambucano da categoria de 14 anos até a categoria de adultos. Realizaremos a 2ª Copa Juventude de Handebol no final de maio e estamos programando um Curso de Formação de Árbitros de Handebol para o segundo semestre”, concluiu Alexandre.

Uma das desportistas contempladas pelo curso foi a PM Edvane, que pratica handebol desde os 10 anos de idade. Ela definiu as aulas como dinâmicas e proveitosas. “É sempre importante se atualizar em relação ao handebol, modalidade que pratico desde criança. Passei um tempo jogando no Recife e voltei para Limoeiro. E melhor ainda por ser com o Professor Cristiano, que é referência internacional no handebol”, apontou.

Foto: Divulgação/AD Juventude Limoeiro

Comandante dos treinamentos em Limoeiro, Cristiano Rocha também se mostrou muito satisfeito com a iniciativa, na qual teve a oportunidade de transmitir sua experiência para outros praticantes do esporte. “Mesmo estando na Seleção Brasileira, continuo entendendo a realidade de Pernambuco, que é o meu Estado, e estou muito feliz por estar em Limoeiro. Quero parabenizar os organizadores pela capacidade de realizar um evento de grande porte”, comentou o técnico da Seleção Brasileira.

Como o handebol pode crescer no Brasil? Na avaliação de Cristiano, que também dirige a comissão técnica do Clube Português do Recife, as soluções são incentivar a prática da modalidade entre os mais jovens, melhorar a estrutura dos locais de treinamentos e profissionalizar o processo. “A modalidade ainda depende de pessoas abnegadas e precisa de mais apoio. O Brasil já foi campeão mundial de handebol e já teve duas jogadoras eleitas as melhores do mundo. Temos talento, mas ainda lamentamos a pouca estrutura que o esporte tem no país”, pontuou.

Limoeiro é muito importante nesse processo, por ter vários praticantes, participar de competições e realizar eventos como esse. “Limoeiro vem dando grandes passos, e a gente torce para que mais municípios sigam esse exemplo”, finalizou Rocha.