Atendendo ao convite do prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, veio prestigiar o São João de Limoeiro, uma das maiores festas juninas do Estado, na noite do último domingo (25). Acompanhada do secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, e de uma comitiva formada por integrantes e assessores do Governo de Pernambuco, a chefe do Poder Executivo estadual percorreu o “Corredor do Forró” da Rua da Alegria e o Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro juntamente com o prefeito Orlando Jorge, o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), vereadores, secretários, servidores municipais e assessores da gestão municipal.

Durante a visita à cidade do Agreste Setentrional de Pernambuco, a governadora conversou com moradores, acompanhou os shows de Mano de Baé, no Palco Cultural, e de Xand Avião, no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, e concedeu entrevista coletiva à imprensa local. Do início ao fim da agenda, Raquel Lyra se encantou com a hospitalidade do povo limoeirense e a grandiosidade do São João da “Princesa do Capibaribe”. “A impressão que trago é de um Pernambuco inteiro em festa. Quero agradecer aqui ao prefeito Orlando Jorge por nos fazer o convite para uma festa tão linda. Cada festa, cada local e cada forró têm a sua peculiaridade”, comentou.

A beleza das ornamentações juninas da Rua da Alegria, tanto nas residências quanto na via pública, chamou a atenção da ilustre visitante. “Passei pela Rua da Alegria, mais de uma hora andando. Vi cada casa se enfeitar e trazer as famílias que estavam em outras cidades. E o Pátio de Eventos é um local muito privilegiado do ponto de vista histórico. Pude vivenciar um São João lindo como esse”, detalhou Lyra.

Para a gestora estadual, a essência do São João é o sentimento que a festa proporciona às pessoas que a vivenciam. “Eu digo sempre que gera emprego, gera renda, mas o que gera mesmo é alegria no coração do povo”, pontuou.

Ao se dirigir aos limoeirenses através das redes sociais, o prefeito Orlando Jorge expressou seu sentimento de gratidão pela recepção à governadora Raquel Lyra e pelo sucesso do São João de Limoeiro. “Nossa governadora ficou muito satisfeita com a energia, a hospitalidade e a alegria do povo de Limoeiro. Raquel Lyra e sua equipe serão muito bem-vindos à nossa querida Princesa do Capibaribe sempre que vierem. Quero agradecer a todos os conterrâneos, amigos, companheiros de luta e profissionais que transformaram a agenda de hoje em um momento inesquecível”, celebrou.

São João de Limoeiro retorna na próxima quarta-feira

Imagem aérea: Júnior Cézar/Prefeitura de Limoeiro

Conforme a programação, o São João de Limoeiro, que este ano homenageia a professora e comunicadora limoeirense Inêz Duarte, contou com shows no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro e no Palco da Alegria nos dias 23, 24, e 25 de junho, além do Palco Cultural, nos dias 24 e 25. Os dias 26 e 27, por sua vez, não têm apresentações musicais.

Mesmo com o clima chuvoso, está havendo muito forró, muita música boa e muita alegria na Terra Amada. A secretária municipal Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen, faz um balanço muito positivo das três primeiras noites de festejos juninos em Limoeiro. “O São João no interior é diferente. Tem acolhida, tem tradição, tem beleza. As casas se enfeitam para receber familiares que moram em capitais e cidades maiores. A Prefeitura promove a festa, mas quem garante o sucesso é o povo, nos ajudando a fazer uma festa segura e pacífica. Este ano, além do ‘upgrade’ com a programação do Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, temos a Feira de Artesanato na Praça da Bandeira, valorizando os artistas da nossa terra”, sublinhou.

A programação retornará na próxima quarta-feira (28/06) e seguirá até o sábado (01/07), com atrações no Palco da Alegria e no Palco Cultural. A agenda completa está disponível nas redes sociais da Prefeitura de Limoeiro. Todos os shows estão sendo transmitidos no canal da Prefeitura de Limoeiro no YouTube. O São João de Limoeiro – Inêz Duarte dispõe dos apoios do Governo de Pernambuco – por meio da Secretaria Estadual de Cultura – e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Foto: Romeu Batista/Prefeitura de Limoeiro