Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

O dia 5 de abril representa um verdadeiro marco para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Limoeiro. No ano de 2022, concretizou-se um dos mais importantes itens do plano de governo da gestão municipal: a inauguração do Laboratório Municipal Doutor Afrânio Jorge Magalhães e da Farmácia Central Vereador Nino Luiz. E o primeiro aniversário foi celebrado em grande estilo, com um delicioso café da manhã.

Um ano depois das inaugurações, há muito o que comemorar na “Princesa do Capibaribe”, garante a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally. “Nós atendemos aos outros serviços instalados no nosso município, que são o CEO, a Policlínica, o CTA, as Unidades Básicas de Saúde e a Epidemiologia e realizamos exames. Fazem parte do público-alvo do serviço laboratorial as gestantes, as pessoas atendidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e pelo Ambulatório, e os acometidos por Tuberculose, Hanseníase e Covid-19”, apontou.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Limoeiro, 20.138 usuários foram atendidos e 265.977 exames foram realizados pelo Laboratório Municipal de 5 de abril de 2022 a 31 de março de 2023. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

Ao todo, 108 exames são realizados pelo Laboratório, dos mais simples aos mais complexos. “Dentre eles, destacamos os exames de PSA total e livre, hormônios tireoidianos e de fertilidade, Glicose, colesterol total e frações, transaminases, e outras dosagens metabólicas. Também temos hemograma completo e imuno-hematologia, coagulação, pesquisas para HIV, hepatites B e C, toxoplasmose, rubéola, sífilis e outras patologias. Os exames mais complexos e específicos são anti-TPO, paratormônio, CA 125, CA 19.9, CA 15.3, IgE, D-dimero, Troponina, Ferritina e DHL, além dos testes rápidos para Covid-19 e CEA”, explicou Paloma Sonally.

Segundo a Secretaria de Saúde de Limoeiro, cerca de 1.200 a 1.400 exames são realizados por dia no Laboratório Municipal. A média de pacientes atendidos diariamente também é alta, girando em torno de 125 a 150 pessoas.

Por sua vez, a Farmácia Central é o “quartel-general” da assistência farmacêutica ao povo limoeirense. Com um espaço amplo, confortável e climatizado, a entrega de medicamentos aos usuários do SUS em Limoeiro ganhou um autêntico reforço. Mesmo com a Central, as farmácias das Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana e da Zona Rural de Limoeiro estão mantidas para garantir o pleno atendimento aos moradores das comunidades rurais e aos moradores com mobilidade reduzida. A central de abastecimento farmacêutico (Farmácia Central) atende nos mesmos dias e horários do Laboratório Municipal.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Presente no Café da Manhã com as equipes do Laboratório Municipal e da Farmácia Central, o prefeito Orlando Jorge se mostrou bastante entusiasmado e definiu o encontro como a culminância da realização de um sonho. “Para mim, que levanto a bandeira do SUS, é muito gratificante poder comemorar os aniversários do Laboratório Municipal e da Farmácia Central de Limoeiro e, ao mesmo tempo, testemunhar a qualidade dos serviços que são prestados nestas importantes instalações”, declarou o gestor municipal.

Relembre a matéria sobre as inaugurações do Laboratório Municipal Doutor Afrânio Jorge Magalhães e da Farmácia Central Vereador Nino Luiz, no dia 5 de abril de 2022.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro