Arte: Diretoria Executiva de Imprensa e Comunicação

Durante o mês de julho, uma programação especial e diversificada marcou a Semana da Emancipação Política de Limoeiro. O município comemorou 212 anos com atividades esportivas, culturais, administrativas e religiosas. Promovida pela Prefeitura de Limoeiro, por meio de ações integradas das secretarias municipais, a programação contemplou milhares de limoeirenses e visitantes, priorizando o bem-estar, o incentivo às boas práticas e a integração social.

O primeiro dia Semana da Emancipação 2023 foi o domingo, 23 de julho. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, aconteceu mais uma edição da tradicional Corrida da Emancipação. Mais de 850 atletas de Limoeiro e da Região percorreram as principais ruas e avenidas da cidade, perfazendo um percurso de 6,6 km. O ponto de largada e de chegada foi a Praça da Bandeira, um dos principais cartões-postais da “Princesa do Capibaribe”.

Na terça-feira, 25 de julho, uma pauta voltada à melhoria da qualidade de vida da população também fez parte das comemorações do aniversário de Limoeiro. O prefeito Orlando Jorge, acompanhado de secretários, vereadores, servidores municipais e moradores, assinou a ordem de serviço para construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Loteamento Lagoa Azul. Na mesma data, também foram inaugurados novos calçamentos no Bairro da Subestação, no Loteamento Sinhazinha e no próprio Lagoa Azul.

“Não há melhor forma de comemorar o aniversário da nossa Terra Amada do que mostrar à população os serviços prestados. E podem ter certeza de que o trabalho não vai parar. Limoeiro melhora e avança”, destacou o gestor municipal durante os atos de entregas. Orlando também ressaltou a importância do zelo e da transparência com os recursos públicos, e reforçou a necessidade de uma gestão equilibrada e responsável, o que tem refletido em melhorias e avanços em todas as áreas.

Na noite do dia 26 de julho, véspera da data oficial da Emancipação Política de Limoeiro, na Praça da Bandeira, a Prefeitura prestou merecidas homenagens a personalidades que contribuíram e contribuem para a história da “Terra Amada, Pedaço do Meu Brasil”, como diz trecho do hino municipal. Por meio da Secretaria de Educação e Esportes e da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a Prefeitura promoveu mais uma edição do evento “Homenagens a Limoeirenses Ilustres”.

A programação musical contou com apresentações dos pratas-da-casa Vaninho & Gil, Kátia Rodrigues e Djalma Santana. Também teve participação especial de Aldinho do Acordeon, também filho da terra, através de vídeo. Outra estrela da programação foi o Boi Estrelinha, da Obra Social Santa Isabel (OSSI). Na plateia, um verdadeiro encontro de gerações, inclusive, com limoeirenses que atualmente não residem na cidade, mas que nunca perderam os laços com o “torrão”.

O Prêmio Declare seu Amor por Limoeiro, promovido pelo Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL) com o apoio do Governo Municipal, consagrou os jovens José Maurício Mendes, João Pedro Guedes, Carlos Daniel da Silva e Mariane Victória de Santana, respectivos vencedores das categorias Literatura, Escultura, Pintura e Pintura Infanto-Juvenil. A entrega das premiações aconteceu após uma apresentação em verso do artista limoeirense Thiago Freitas.

A sessão de homenagens foi dedicada ao Boi Misterioso (boi mais antigo de Limoeiro), às Escolas de Samba Mulambo da Vida, Couro de Gato, Verde e Branco, Gigante do Capibaribe e Mocidade Independente do Samba, aos carnavalescos Linelson Lino da Silva e José Barbosa da Silva (“Moita”). Na sequência, a família do professor José Antônio de Moura (“Deca de Gameleira” – in memoriam) recebeu a homenagem em virtude da vitória na enquete Professor Memorável 2023.

Já na data em que Limoeiro comemorou 212 anos, 27 de julho, feriado municipal, a programação esteve voltada ao futebol, com a final da primeira Copa Terra Amada. São Paulo, do Loteamento Santo Antônio, e Juventude, da Vila Mendes, fizeram a grande final no Estádio José Vareda. Com o placar de 2 x 0, o tricolor levantou a taça de campeão e levou a premiação de R$ 3 mil em dinheiro, além das medalhas. A competição durou quatro meses e reuniu 34 equipes da cidade e zona rural, com jogos em oito comunidades.

“Ressurgimos o São Paulo com muita força e pé direito, sendo o time campeão. A Copa Terra Amada foi importante para Limoeiro, porque o futebol de várzea estava apagado, não tinha movimentação nenhuma e a turma gosta. Isso foi mostrado aqui no estádio, a turma lotou e a festa foi linda”, comemorou o atleta Felipe Paquetá, capitão da equipe campeã. “Uma Copa muito bem organizada. Foi uma experiência boa. Só temos a agradecer a Prefeitura por promover esse evento”, reforçou Edson Silva (“Sheik”), presidente do Juventude.

Realizado pelo Instituto Nossa Senhora da Paz, no dia 30 de julho, com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, e mais de 100 participações, o 2° Torneio de Xadrez também fez parte da programação, homenageando o enxadrista e comunicador Rubens Sacramento. “Na primeira edição, foi só com o pessoal de Limoeiro. Este ano, resolvemos expandir para região”, destacou o professor Enéas Silva. “É gratificante reunir as pessoas e trazer o Xadrez para nossas crianças”, completou o presidente do Instituto, Josinaldo Costa (“Preto da Vila da Paz”).

O Encontro de Bandas de Limoeiro 2023 encerrou com chave de ouro a programação da Semana da Emancipação Política. O evento homenageou o maestro limoeirense Marcelo Lira (in memoriam), que transformou a vida de muitos jovens de Limoeiro e da região através da música e deixou um significativo legado para a cultura do Estado. “Fico sem palavras. Muito digno, acima de tudo do fruto do trabalho do meu sobrinho Marcelo. Vimos aqui hoje as sementes que ele semeou”, disse João Tavares, tio do maestro homenageado.