Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

Mais uma vez, a Prefeitura de Limoeiro comprova o olhar voltado aos homens e mulheres do campo. Com a proximidade do período de chuvas na região, o governo municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, está realizando a limpeza de barreiros na Zona Rural da “Princesa do Capibaribe”.

À medida que ocorrem as precipitações pluviométricas, o acúmulo de água nos barreiros ajudam os agricultores e agricultoras a abastecerem suas residências, a hidratarem seus animais e a aguarem suas plantas. Dessa forma, mesmo nos períodos de estiagem, os moradores e moradoras terão este bem precioso, que é fonte de vida e de saúde, à disposição.

Um dos limoeirenses beneficiados pelo serviço é a agricultora Maria Cristina, que agradece à gestão municipal por garantir mais um ano sem sofrimento em sua propriedade. “É muito importante para nós, quando chover, ter o barreiro cheio de água. É muito bom o trabalho da Prefeitura. Eu queria agradecer”, declarou.

Para agricultores como Severino Mariano, a limpeza dos barreiros representa não somente o alívio por ter água em suas terras; também lhe permite a oportunidade de sonhar em alçar voos maiores. “Eu estava precisando muito desse serviço porque a minha intenção é, aqui, eu fazer meus plantios de verdura e de milho. Já comecei a plantar milho e, futuramente, eu quero plantar verdura também. Quando o barreiro estiver pronto, eu vou ter água no verão [período de estiagem] e vou poder vender os alimentos que plantar”, explicou.

Ao finalizar seu raciocínio, o senhor Severino destaca que seus colegas agricultores também aprovam o trabalho desempenhado pela Prefeitura para a categoria. “As sementes estão sendo entregues. Inclusive, eu vou pegar a minha. Também começou a aração de terras. As coisas estão chegando na hora certa. Eu mesmo estou muito satisfeito. E todas as pessoas que eu conheço também estão”, concluiu.

Os moradores e moradoras da Zona Rural que desejarem ser atendidos pela limpeza dos barreiros devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, popularmente conhecida como “Secretaria de Agricultura”, que fica na Praça Domingos Rodrigues, no Bairro do Ponto Certo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.