Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Realizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (“Geraldão”), no Recife, nesta quarta-feira (22), o evento de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal reservou um momento histórico e importante para o município de Limoeiro. Na ocasião, o prefeito Orlando Jorge entregou ao presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, um ofício que solicita cinco mil cisternas de polietileno para os agricultores limoeirenses. Os registros do encontro entre os chefes dos Poderes Executivos do Município e da União, até então inédito, tiveram ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa local.

“Certos de que o presidente e a sua equipe darão a devida atenção à nossa reivindicação, aguardaremos boas notícias. Limoeiro melhora e avança a cada dia!”, declarou o gestor municipal, de forma entusiasmada, após o encontro com o presidente Lula na capital pernambucana.

Vale destacar que outras importantes ações direcionadas aos homens e às mulheres do campo estão sendo promovidas pela Prefeitura de Limoeiro. Na primeira semana do mês de março, com a proximidade do período chuvoso na região, a PML, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (“Secretaria de Agricultura”) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou a limpeza dos barreiros na Zona Rural. Já na última terça-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, a gestão municipal e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) entregaram mais de cinco mil quilogramas de sementes a trabalhadores da agricultura familiar.

No próximo sábado (25), por sua vez, será dado o pontapé inicial da edição 2023 do Programa Terra Pronta, por meio do qual a Prefeitura oferecerá serviços gratuitos de aração de terras aos agricultores de Limoeiro. A programação inclui um grande desfile de tratores pelas principais ruas de Limoeiro, com saída da sede da “Secretaria de Agricultura” prevista para 7h e desfecho do percurso no centro comercial da cidade, e, logo na sequência, o evento de lançamento, que acontecerá em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro, na Rua Frei Estêvão, às 8h. Aqueles que desejarem ter suas terras aradas devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, na Praça Domingos Rodrigues, no Bairro do Ponto Certo, para se inscrever no serviço. O atendimento da pasta acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.