Com o compromisso de valorizar e apoiar os agricultores e as agricultoras que desenvolvem um importante trabalho para a sociedade, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, lançou mais uma edição do Programa Terra Pronta. O evento que marcou a apresentação dos 12 tratores e do plano de trabalho ocorreu na manhã de sábado (25), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro (STR).

Antes da solenidade de lançamento, as máquinas agrícolas desfilaram pelas principais ruas da cidade, numa forma de mostrar a importância da atividade rural para o desenvolvimento social e econômico das famílias que vivem no campo. Por meio do Programa Terra Pronta, o governo municipal oferecerá serviços gratuitos de aração de terras aos trabalhadores e trabalhadoras do campo neste período em que as chuvas se aproximam.

“Eu disse aqui, na casa do trabalhador rural de Limoeiro, que estou animado. Eu disse que é para ‘pegar no serviço’. E agora esses doze tratores vão para os quatro cantos do município. E você que é agricultor não pode deixar o trator sair da sua comunidade sem você ser beneficiado. O trator é para os pequenos e para os médios produtores rurais, principalmente, para a gente melhorar a agricultura familiar. Eu vou acompanhar de perto a aração de terra”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Para o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), todas as etapas do programa estão dentro do prazo correto. “Estaremos nos quatro cantos de Limoeiro. E, este ano, com um marco diferente: a gente conseguiu a entrega das sementes antes mesmo do corte da terra. Isso quer dizer que o pequeno agricultor vai ter, este ano, o corte de terra no momento certo, que é na chegada da chuva, e a semente para quando ele cortar, com pouco tempo, já poder plantar e produzir”, ressaltou o vice.

Com a sinalização de bom inverno, a expectativa é positiva para o resultado do plantio. “Estamos disponibilizando doze máquinas agrícolas para arar as terras desses agricultores. E, com certeza, terá uma boa colheita, porque todos os fatores que precisam para uma boa colheita estão acontecendo. As chuvas e as máquinas estão aí, as sementes também chegaram e tudo isso vai ajudar aos agricultores”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Agrícola, José Félix.O sentimento otimista também tem sido vivido pelos agricultores limoeirenses. “O corte de terra que vai para zona rural é muito importante para os agricultores. Isso aí é o primeiro trabalho que tem que se fazer na zona rural para plantar o milho, o feijão, a fava e a batata para o povo comer no verão”, comentou o agricultor Senhor Joãozinho. “A gente chega e fica muito feliz, porque fazer na mão não tem condição. É muito importante mesmo”, completou o trabalhador rural.

Os interessados no Programa Terra Pronta devem se dirigir à sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, no Ponto Certo, das 8h às 13h, para o cadastro. Dias antes, numa parceria entre o Governo do Estado, por meio do Instituto Agrícola de Pernambuco (IPA), e a Prefeitura de Limoeiro, os agricultores foram contemplados com a distribuição de 5 mil quilos de sementes de milho. O ato de entrega ocorreu no escritório da unidade Limoeiro do IPA.“As sementes chegaram num tempo bom, a terra está molhada e os agricultores vão iniciar o plantio. Estamos com boas expectativas para o ano de 2023”, afirmou Bruno Borba, representante do IPA. “A semente está chegando na data certa e Deus está mandando chuva. Os agricultores de Limoeiro vão ter uma boa safra no tempo certo”, comemorou o agricultor Manoel Damião, presidente da Associação Pedra Verde de Gameleira.