Os trabalhadores de Limoeiro que eternizam seus talentos por meio do Artesanato e estão cadastrados na Diretoria Executiva de Indústria e Comércio do município vivenciaram um momento significativo e marcante na Sala do Empreendedor de Limoeiro, na manhã dessa quarta-feira (18). Eles receberam a Carteira Nacional do Artesão das mãos de representantes da Prefeitura Municipal de Limoeiro e do Sebrae Pernambuco.

De acordo com o gerente regional do Sebrae Pernambuco, Alexandre Alves, o documento garante aos artesãos e artesãs a participação no Cadastro Nacional e no Cadastro Estadual da categoria. “É um reconhecimento das atividades que eles exercem e das artes que eles desenvolvem. Também é um resgate de cidadania, sem falar da projeção que isso tem para o município, pois o cadastro reporta à atividade que eles exercem e ao município onde atuam. E é mais um fato marcante da nossa parceria com a Prefeitura de Limoeiro, com quem estamos planejando um conjunto de ações ao longo do ano que envolvem empreendedores da área urbana e produtores da área rural”, comentou.

O diretor executivo de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Feghalli, recordou que a ação promovida na Sala do Empreendedor é fruto de um trabalho planejado e executado desde o ano passado. “Organizamos uma verdadeira força-tarefa para mobilizar os artesãos da cidade, fizemos um trabalho de formalização em parceria com o Sebrae e, inclusive, temos muito mais artesãos para formalizar. Para aqueles que formalizamos no ano passado, as ‘carteirinhas’ chegaram. O artesão de Limoeiro passará a ser visto com outros olhos. Essa carteira lhes dará mais dignidade e mais reconhecimento”, afirmou Feghalli.

Presente no evento, o prefeito Orlando Jorge destacou a importância do Artesanato para a Cultura, o Turismo e a Economia de Limoeiro. “Foi uma grande alegria estar neste momento simbólico, onde o nosso município, em parceria com o Sebrae, elaboramos uma estratégia para o reconhecimento de fato e de direito dos nossos artesãos. A Carteira Nacional do Artesão traz a identidade profissional, em território nacional, dessa categoria que nos representa em importantes eventos como a Fenearte e a Agrinordeste. O artesão de Limoeiro está sendo preparado para que a gente possa repaginar o Turismo e a Cultura, áreas estratégicas para a nossa Economia”, declarou o gestor municipal.

Uma das trabalhadoras contempladas foi Salomé Barros, que comemorou bastante a posse da nova documentação, a qual definiu como uma “grande conquista”. Produtora de artes como bordados, bijuterias e pinturas em tela, gesso, porcelana e madeira, a artesã elencou os benefícios que a “carteirinha” traz aos artesãos e artesãs. “Ela nos leva ao reconhecimento do nosso trabalho, abre portas, nos permite expor as nossas peças no Centro de Artesanato de Pernambuco, nos dá direito à entrada gratuita na Fenearte e nos dá descontos na compra de stand na Fenearte”, detalhou Salomé, que se diz extremamente realizada com a profissão. “Ser artesão nos dá a arte de empreender. Eu sempre quis ser dona do meu próprio negócio e sou muito feliz no que faço”, completou.

Quem trabalha com artesanato em Limoeiro e ainda não se formalizou em busca de benefícios para a sua área de atuação nem fez seu cadastro para ter direito à Carteira Nacional do Artesão deve procurar a Sala do Empreendedor do nosso município, que funciona em dois endereços: na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, no Bairro do Ponto Certo; e na sede da Diretoria Executiva de Indústria e Comércio, na Avenida Santo Antônio, em frente ao Banco Santander.

Outras ações planejadas em parceria com o Sebrae

Em clima de energias renovadas para o início de mais um ano, o diretor executivo de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Feghalli, adiantou que, no ciclo de 2023, a Zona Rural será um dos maiores focos da pasta, que integra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio. “Nós, da Diretoria Executiva de Indústria e Comércio, em parceria com esta grande ferramenta que é o Sebrae, estaremos chegando ‘com tudo’ na Zona Rural. Estaremos chegando com serviços de inseminação para criadores de gado e, também, com capacitação de piscicultura para criadores de peixes e crustáceos. Daqui a alguns dias, teremos o peixe de Limoeiro sendo degustado em todo o Estado de Pernambuco. Com essas parcerias e esses negócios, esperamos gerar mais desenvolvimento econômico e desenvolvimento humano para o nosso município”, sublinhou.

Outra grande característica dessas ações, segundo o diretor, é a descentralização dos atendimentos. “Os agricultores não precisarão vir até nós. Nós iremos até eles. Estaremos batendo palma na porta dos sítios, iremos conhecer a realidade de cada um e trabalharemos da melhor forma para atendê-los”, concluiu Diego.