Foto: Erivaldo Carvalho/Prefeitura de Limoeiro

Na última terça-feira (5) e nesta quinta-feira (7), o auditório da Escola de Referência em Ensino Fundamental Ginásio de Limoeiro foi palco de uma importante Formação Continuada ligada ao Programa Criança Alfabetizada (PCA). Sob a coordenação da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram das formações nas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática e da oficina “Brincar e interagir nos espaços com as múltiplas linguagens”.

No encerramento da formação, houve a entrega do Prêmio Experiência Pedagógica 2023, que homenageou os três projetos pedagógicos que mais se destacaram durante o ano letivo. O primeiro lugar foi conquistado pelo projeto “Vamos fazer nosso jardim?”, coordenado pela professora Nadja Mikaela, da Escola Municipal Luís Sátiro, da Vila Mendes. Já os projetos “Brincando com os elementos da natureza”, liderado pela professora Lauciene Santos, da Escola Cônego Deusdedith, da Vila Urucuba, e “Alimentação Saudável”, capitaneado pela professora Emanuela Ferreira, do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Marta, conquistaram, respectivamente, a segunda e terceira colocação. Ainda nesta edição, o Prêmio congratulou de forma honrosa a professora Daniele Maria pela exitosa experiência pedagógica: “O mundo sustentável de Lim”. A comenda é fruto do brilhante resultado do projeto pedagógico que já se reverbera além das salas de aula.

O Programa Criança Alfabetizada – PCA é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco em parceria com os municípios, que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, isto é, ao final do segundo ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Na Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, o programa é coordenado pela professora Adriana Catarina, cujo trabalho já foi reconhecido e premiado pela Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe (GRE-VC), que atende, ao todo, 16 municípios pernambucanos.

Confira as fotos da formação neste link e neste link.

Clique aqui para ler a matéria sobre o primeiro dia do evento.