Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura de Limoeiro, em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (Codesul), lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA). A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio-Ambiente, no Bairro do Ponto Certo.

Criado pelo Governo Federal em 2003 e relançado em 2023, o PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. No município, a iniciativa será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. O programa funciona da seguinte forma: o agricultor familiar vende para o município o alimento, que é distribuído a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O presidente do Codesul, Eraldo Cardoso, informou quantas pessoas estarão aptas a participar do Programa de Aquisição de Alimentos. “Agregamos cerca de 70 famílias. Existem diversos agricultores em Limoeiro, que, por finalidade, são aqueles que plantam e têm condições de repassar esse alimento de 15 em 15 dias. Eles tiveram direito a esse benefício. As mulheres boleiras do Sítio Lajes também irão participar do PPA”, comentou.

O diretor de extensão do IPA, Francisco Dantas, destacou como a iniciativa pode beneficiar as famílias do campo e a produção agrícola. “O município de Limoeiro tem um volume considerável de alimentos produzidos por agricultores locais. Trata-se de uma marca histórica da região. É uma ação importante de combate à fome e à pobreza”, destacou.

Além de ser um instrumento importante de combate à fome, o PPA também ajuda a movimentar a economia local, como explica Francisco. “São alimentos que têm qualidade, o que faz girar a economia, trazendo para o município fortalecimento econômico. Quero parabenizar a equipe da Prefeitura pelo belíssimo trabalho desenvolvido na Agricultura de Limoeiro”, frisou o diretor.

A produção industrial também fará parte do programa. “É um elemento fundamental a questão da produção industrial, pois nós estamos muito atrasados no Nordeste em comparação ao Sul, do país que já faz esse tipo de trabalho. Mas vamos partir para as alternativas. Essa experiência que Limoeiro está vivenciando com produtos agro industrializados é uma referência para o estado. Vou contar para outros municípios como as mulheres de Lajes estão trabalhando”, disse Francisco.

Por sua vez, o gerente na área rural do Banco do Nordeste, Manlio Freire, explicou como os agricultores podem utilizar as ferramentas oferecidas pela instituição através do PPA. “O Banco do Nordeste é um grande parceiro do pequeno agricultor, já que 90% do financiamento da agricultura familiar provém da instituição. Temos pessoas que lidam com o pequeno produtor. Temos uma série de linhas de crédito na área da agricultura. Tudo depende da necessidade do agricultor”, explicou Manlio.

Senhor Inácio, morador do Sítio Escuro, trabalha na Agricultura há mais de 50 anos. Produtor de milho e feijão na região, ele está participando do PPA pela primeira vez e tem expectativas positivas em relação ao programa. “Estou muito feliz pelo lançamento do programa. Vai ajudar bastante os produtores na hora da exportação e, principalmente, no combate à fome e à pobreza”, falou o agricultor.

A produtora rural Maria Paula, moradora do Loteamento Duas Pedras, externou seu sentimento de gratidão com o lançamento do PAA. “Temos os produtos e não tínhamos a quem vender. Só tinha a nossa feirinha na comunidade, mas não tínhamos renda. Com esse programa, poderemos vender em grande quantidade e aumentaremos a nossa renda”, ressaltou Maria.

Serão diversos produtos distribuídos pelo Programa de Aquisição de Alimentos, tais como banana, abacaxi, inhame e batata, além dos bolos das empreendedoras “boleiras” do Sítio Lajes.