Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Atividades educativas sobre a temática do empoderamento das mulheres foram oferecidas de graça, em Limoeiro, na tarde da última sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. A 13ª edição do Viva Comunidade, especialmente dedicada ao público feminino, foi promovida na Escola de Referência do Ensino Médio Professora Jandira de Andrade Lima, o “Ceru”. A ação foi realizada por meio de um trabalho conjunto de multiprofissionais, com o intuito de promover conhecimento, saúde, recreação, beleza, assistência jurídica, entre outros serviços.

É importante ressaltar a importância das ações públicas voltadas para trazer conhecimento e empoderamento às mulheres. Em uma sociedade ainda marcada pela desigualdade de gênero, é fundamental que as políticas públicas estejam atentas às necessidades das mulheres e promovam a igualdade de oportunidades. “Hoje mesmo, pela manhã, nós realizamos o Momento Mulher, lá na sede da Diretoria Executiva da Mulher, em que nós ofertamos diversos serviços de beleza e de saúde para essas mulheres. A ideia é que elas se sintam mais incentivadas e encorajadas a lutarem mesmo por seus direitos.”, pontuou a diretora executiva da Mulher de Limoeiro, Denise Ramos.

Através de iniciativas de incentivo para capacitação, as mulheres poderão ter acesso a conhecimentos para conquistar sua independência financeira, a se tornarem mais conscientes de seus direitos e a se fortalecerem emocionalmente. “Não é a causa especificamente feminina, mas de todos nós. Todos nós temos uma mulher que amamos: mães, irmãs, avós, tias, e por aí vai. Então, por elas, nós precisamos dar as mãos e fortalecer essa causa.”, concluiu Denise Ramos.

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Ações públicas como esta incentivam a participação das mulheres em espaços de poder e decisão, possibilitando que elas tenham voz ativa na sociedade e possam contribuir de forma significativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A diretora executiva garante que a pasta, que íntegra os serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, está de portas abertas o ano inteiro. “Nós, mulheres, não queremos ser somente parabenizadas. A gente também quer fazer uma reflexão profunda com toda a sociedade a respeito do nosso lugar, dos nossos direitos, a respeito de como nós somos tratadas em todos os dias do ano; não só hoje. Nos procurem!”, frisou Denise.

Com o mesmo pensamento, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, deixou uma mensagem incentivadora para as mulheres limoeirenses. “Neste Dia das Mulheres, é fundamental que celebremos as conquistas das mulheres ao longo da história, mas também que reafirmemos a importância das ações públicas para trazer conhecimento e empoderamento às mulheres, garantindo que elas tenham as ferramentas necessárias para alcançar todo o seu potencial”, afirmou.