
Na manhã desta quarta-feira (27), a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude visitou o Parque Liberdade e foi recepcionada pelo vaqueiro Gera Guerra, proprietário do espaço e uma das maiores referências a nível nacional em vaquejadas. A visita faz parte de um projeto dos Poderes Executivo e Legislativo para incluir a Vaquejada de Limoeiro, de forma oficial, no Calendário Cultural do nosso município.
Tradição da cultura nordestina, a vaquejada é apontada, conforme a Emenda Constitucional n° 96/2017, como um bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A legislação mencionada autoriza a prática de vaquejadas no país, com regulamentação e cuidados com os animais. A validade dessa Emenda Constitucional foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março deste ano. A prática da vaquejada consiste em uma disputa na qual os vaqueiros tentam derrubar o boi, puxando o animal pelo rabo, dentro de uma área delimitada.
“O Governo Municipal parabeniza o vaqueiro Gera Guerra por levar o nome da nossa querida Princesa do Capibaribe para além das fronteiras de Limoeiro através das suas conquistas no esporte”, destacou a Prefeitura Municipal de Limoeiro em sua página oficial.
