Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Com foco na saúde, na integração social e na qualidade de vida da população, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promoveu, na manhã deste domingo (24), a Corrida da Emancipação. Mais de 300 pessoas, entre atletas locais e visitantes, percorreram 7,2 km pelas principais ruas e avenidas, com saída e largada da Praça da Bandeira. O evento esportivo fez parte das comemorações alusivas aos 211 anos de Emancipação Política de Limoeiro, integrando ainda o calendário de corridas de rua da cidade.

“A gente vem para a Praça da Bandeira e para as ruas de Limoeiro marcar mais um momento de comemoração, com todo mundo junto. O pessoal correndo, buscando saúde, alegria e entrosamento. É uma corrida com mais de duzentos participantes. Uma corrida que valoriza a prática esportiva e faz com que as pessoas possam ingressar neste momento de participação, em busca de uma medalha que tem um simbolismo extraordinário”, destacou o secretário municipal de Educação e Esportes, professor Fernando Melo.

Sob a coordenação da Diretoria Executiva de Esportes, a Corrida da Emancipação foi a segunda prova presencial realizada pela gestão este ano, no processo de retomada das atividades após o longo período de restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Dentro do calendário esportivo, ela foi a terceira de quatro etapas. Em 23 de janeiro, ainda no formato virtual, ocorreu a Corrida de São Sebastião. No dia 29 de junho, Feriado Municipal de São Pedro e São Paulo, teve a tradicional Corrida da Fogueira, já de volta ao formato presencial. A última do ano, que será a Corrida da Luz, está programada para o mês de dezembro, com data a ser definida.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

“É uma alegria e uma satisfação muito grande poder estar aqui, integrando com essa juventude. A corrida é uma importante modalidade esportiva. É uma tradição que a gente resgata. No primeiro ano, a gente teve que fazer de forma remota, com todo aquele processo interessante que a tecnologia ajuda. Mas recebi depoimentos de vários atletas de outras cidades, falando da importância de marcar posição e fazer com que os corredores se sintam valorizados”, comentou o prefeito Orlando Jorge, em clima de comemoração pela ampla participação.

E como o esporte possibilita o encontro de gerações, experientes corredores do interior pernambucano participaram da Corrida da Emancipação de Limoeiro. Vindo de Carpina, na Mata Norte do Estado, o corredor Edilson Cruz, o popular “Tita”, foi um deles. “Quero agradecer pela oportunidade de estar aqui, representando a Associação de Corredores de Carpina nos 211 anos de Limoeiro. Muito bom. Sempre participei das corridas de Limoeiro e sempre vou estar presente”, afirmou o veterano atleta.

A corrida também contou com a participação de estreantes. Uma delas foi Edvania Correia. “É muito importante para nós, mulheres, e na saúde em si, na verdade. É um esporte que a gente deve praticar mais. Foi muito bacana”, disse a nova corredora da Princesa do Capibaribe. Vindo de Recife para prestigiar, o organizador de eventos esportivos, Henrique Silva, elogiou a organização. “Uma corrida excelente, um percurso maravilhoso, equipe de apoio total, infraestrutura muito boa”, pontuou.

Confira os integrantes dos pódios:

Categoria Masculino

1º lugar – Aldemar Albuquerque