Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Durante solenidade realizada no auditório da Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe, na manhã de segunda-feira (29), a Prefeitura de Limoeiro e o Exército Brasileiro oficializaram o retorno da Operação Carro-Pipa. De acordo com o prefeito Orlando Jorge, o município receberá três veículos agregados à instituição miliar, além de outros três cedidos e já enviados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

No auditório, representantes do Governo Municipal e do Exército também tiveram um momento de reunião com moradores das comunidades rurais que serão contempladas. O gestor informou que 33 localidades serão atendidas com os caminhões de água, com previsão de ampliação a partir da chegada de mais pipas, sempre visando o abastecimento coletivo das famílias, inclusive, dando também assistência às Escolas Municipais e às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Orlando explicou que essas ações serão realizadas porque Limoeiro foi reinserido à Região do Semiárido Brasileiro, após articulação política e administrativa promovida junto à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O município estava fora do mapeamento semiárido desde 2017. As articulações começaram nos primeiros meses de mandato, quando o prefeito apresentou um relatório produzido ainda durante a campanha sobre a precária situação de abastecimento.

“Entendemos que Limoeiro não deveria ter saído do Semiárido. Essa foi uma das primeiras ações do nosso governo, fazendo visitas à Compesa, à APAC e à Sudene, expondo as dificuldades e mostrando que Limoeiro passou onze anos com a precipitação de chuvas muito aquém da nossa necessidade. Após esse relatório consubstanciado, fomos acompanhados de vários documentos para mostrar que o nosso relatório era verdadeiro e que Limoeiro precisava voltar”, comentou Orlando.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Para o chefe do Executivo, o retorno do programa vem para “coroar” o esforço da gestão. “Fruto de um trabalho prévio de planejamento, de articulação e desse relatório produzido numa parceria das secretarias municipais”, pontuou. Orlando Jorge ainda ressaltou a importância do programa de abastecimento nas atividades rurais: “Primeiro, para termos de volta os carros-pipas e, segundo, para apoiar ainda mais o homem do campo e a agricultura familiar”.

Com a volta de Limoeiro ao Semiárido, será possível pleitear investimentos para combater o longo período de estiagem e os danos provocados pela seca. “Além disso, poderá receber incentivos fiscais, projetos estruturadores do agronegócio e uma série de ações e investimentos feitos pelo Banco do Nordeste, pelo Banco do Brasil, pela Caixa Econômica Federal e pela Sudene, incluindo a captação de indústrias subsidiadas pela superintendência”, completou o gestor.

No diálogo com a população, ele avisou que a água nunca poderá ser vendida, alertando que algum motorista será substituído se proceder incorretamente. Ao mesmo tempo, Orlando destacou a importância da colaboração dos moradores na ativa participação nas reuniões e na limpeza das cisternas para que o consumo da água seja saudável. “Com três carros-pipas alugados, mais seis que estamos recebendo, vamos chegar forte, ofertando água de qualidade”, comentou o gestor.

Sobre o abastecimento dos moradores da cidade, o prefeito disse aguardar a regularidade do serviço por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “Espero que a Compesa faça o seu papel, pois ela tem obrigação de ofertar água para zona urbana, onde as residências pagam. Em 2021, quem socorreu foi a Prefeitura de Limoeiro, mesmo com dificuldade e com poucos carros-pipas. É importante dizer isso”, finalizou Jorge.

Trabalho integrado entre as Secretarias Municipais

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Em seu discurso durante a solenidade, o secretário de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, José Félix, destacou o incansável trabalho da gestão municipal, por meio da integração entre as Secretarias, para sacramentar o retorno de Limoeiro ao Semiárido Brasileiro. “A volta desse programa é mérito de todos que estão aqui: Saúde, Educação, Defesa Social e Trânsito, Infraestrutura e Meio Ambiente. Não há Secretarias individualizadas. A gestão são todas as Secretarias. A gestão é o município”, frisou.

A secretária de Saúde, Paloma Sonally, sublinhou a atuação da pasta na avaliação da qualidade da água que será ofertada. A Secretaria de Saúde é responsável pela análise, por amostragem, da qualidade das águas dos prédios públicos e dos poços artesianos. “A Vigilância Sanitária e a Vigilância Ambiental realizam esses estudos. Depois da avaliação, a gente encaminha para os responsáveis, para que eventuais providências sejam tomadas. E eu fico muito feliz por ver, juntamente com a Defesa Civil Municipal, que a água desse manancial tem 98% de potabilidade. É uma água praticamente pura e pronta para o consumo humano. Temos que continuar fazendo a avaliação e o monitoramento, para oferecer uma água com grande qualidade à população”, avaliou.

Por sua vez, as escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem as comunidades rurais de Limoeiro serão grandes protagonistas nesta parceria entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo. “As nossas gestoras escolares sabem da dificuldade que temos para manter as escolas funcionando e com água. Os desafios, aos poucos, começam a ser vencidos. Com a chegada da Operação Carro-Pipa, temos uma equipe que vai reestruturar e executar esse novo cronograma de entrega da água. Nossos estudantes estão tomando água mineral, o que não deveria ser um fato para se chamar atenção, mas nós estamos efetivamente garantindo água mineral para nossos estudantes em meio aos problemas de abastecimento, pela Compesa, no nosso município. Com esta nova etapa, a gente espera um cronograma mais efetivo e espera fazer com que as escolas não tenham mais dificuldades com a quantidade nem com a qualidade da água”, pontuou.