Nesta quarta-feira (23), no auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, reuniu-se com os trabalhadores e trabalhadoras conhecidos como barraqueiros e gasoseiros que são cadastrados na pasta da Cultura. A gestão municipal entregou cestas básicas para a categoria, fortemente afetada pela crise provocada pela pandemia da Covid-19. Também houve atualização dos dados dos trabalhadores, visto que o cadastro vigente é datado de 2019.

O Poder Executivo Municipal esteve representado pelo prefeito Orlando Jorge, pela secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen, e pela secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, juntamente com toda a equipe da pasta anfitriã. Por sua vez, o Poder Legislativo Municipal esteve representado no evento pelo vereador Roberto Galvão Júnior.

Orlando Jorge destaca que a PML realiza esse gesto, bancado por recursos do próprio município, depois de ouvir o clamor das ruas. “Estamos fazendo essa ação com o coração apertado, pois não gostaríamos de estar vivenciando um momento como este, mas são pais e mães de família que foram bastante afetados pela pandemia e precisam de ajuda. E aproveitamos este momento, que contou com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Social, para ouvir as demandas desses trabalhadores e atualizar o cadastro deles junto à Secretaria de Cultura. Então, fizemos um gesto de solidariedade e, depois, tomamos a iniciativa da organização”, sublinha o gestor.

Um dos trabalhadores beneficiados pela ação foi José Manuel da Silva, popularmente conhecido como “Maluco Beleza da Caipirosca”. “Coloco barraca na Festa de São Sebastião e no Carnaval há mais de 25 anos. A pandemia me deixou sem chão para trabalhar. Tive que procurar outro meio de trabalho para me sustentar e hoje sou vendedor de ovos, mas as despesas e as dificuldades são grandes. Essa doação da Prefeitura é muito bem-vinda à minha casa”, afirma.

“Sou mãe de quatro filhos, tenho 28 anos, e essa cesta vai nos ajudar muito. Quero agradecer, primeiramente, a Deus, e também à Prefeitura, por essa obra. Muitas famílias estão sendo ajudadas”, pontua a trabalhadora informal Thaís.

Esta é a segunda ação da gestão municipal em favor das categorias diretamente afetadas pela proibição de eventos festivos e pela crise pandêmica. A primeira foi o Auxílio Emergencial para as agremiações carnavalescas, também implantado através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.