Bolsa Catador foi lançado em novembro de 2021, durante o lançamento do projeto Limoeiro Terra Limpa (Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro)

O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, assinou, nesta quinta-feira (17), o Decreto Municipal 066/2022, que prorroga pelo prazo de três meses o Auxílio Emergencial dos Catadores de Resíduos Sólidos, chamado de “Bolsa Catador”. De acordo com o documento, as parcelas permanecem sucessivas e no valor de R$ 400,00 mensais, devendo ser paga imediatamente, desde que ultrapassado o prazo de 30 dias da última parcela.

Os mais de 30 beneficiados integram a Cooperativa de Reciclagem de Limoeiro (COORPAR) e cada um deles tem conta bancária individual para recebimento do recurso. Inicialmente, o Bolsa Catador foi planejado para três meses. Porém, segundo a gestão municipal, um levantamento técnico realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania constatou a necessidade da prorrogação do auxílio.

Para ter direito ao benefício, todos que viviam dentro do lixão precisaram atender alguns critérios: estar inserido no Cadastro Único como catador; ser acompanhado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Alto de São Sebastião (território onde ficava o antigo lixão); atuar na Cooperativa; apresentação dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.

O pagamento do benefício faz parte das ações da Campanha Limoeiro Terra Limpa. Lançada em novembro de 2021, a iniciativa marcou o fechamento definitivo do lixão e a implantação da coleta seletiva dos resíduos produzidos pela população. Com isso, a separação dos lixos secos e úmidos tornou-se a principal ação do programa de educação ambiental implantado pela gestão, através da integração das secretarias da administração pública municipal.

A iniciativa, que também conta com o apoio da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e da empresa KDK, segue alertando a população sobre a necessidade da separação do lixo em dois grupos: úmidos (não-recicláveis) e secos (recicláveis). Os úmidos são recolhidos pela Prefeitura e destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos de Igarassu, e os secos são coletados pelos catadores da COORPAR.